domingo, 11 de janeiro de 2009

Core 2 Duo, Core 2 Quad, Phenom X3 e Phenom X4: Quem Vence a Batalha?

Site: Clube do Hardware
Autores: Gabriel Torres e Cássio Lima


O Clube do hardware fez um teste para medir o desempenho dos processadores Core 2 Duo e Core 2 Quad da intel e o Phenom X3 e Phenom X4 da AMD.


Configuração de Hardware
Configuração de Software
  • Windows Vista Ultimate 32 bits
  • Service Pack 1
Programas UtilizadosFoi adotada uma margem de erro de 3%. Com isso, diferenças de desempenho inferiores a 3% não podem ser consideradas significativas. Em outras palavras, produtos onde a diferença de desempenho seja inferior a 3% deverão ser considerados como tendo desempenhos similares.

Conclusão dos Autores

Exceto em algumas poucas ocasiões (nos testes de desempenho de processador do 3Dmark06 e do 3DMark Vantage e no Cinebench) nós não vimos em nenhum momento os processadores da AMD serem mais rápidos dos que os processadores da Intel em nossos testes.

Nós não vemos porque alguém compraria um processador Phenom se você pode comprar um processador mais rápido da Intel pagando-se exatamente a mesma coisa.

Se você está procurando por um processador na faixa de preço dos processadores testados (US$ 200 nos EUA) você tem duas opções concretas: o novo Core 2 Duo E8400 ou o Core 2 Quad Q6600. Para o usuário comum o Core 2 Duo E8400 é a melhor opção, já que ele oferece maior desempenho em praticamente todos os cenários e vem com suporte às instruções SSE4.1, que aumenta em muito o desempenho se você rodar aplicações compatíveis com tais instruções. O Core 2 Quad Q6600 é uma melhor opção se você tem uma aplicação específica que é capaz de reconhecer mais de dois núcleos, tal qual renderização. Se você não é um designer profissional que trabalha com modelagem 3D, opte pelo Core 2 Duo E8400.

Os processadores Phenom só serão boas opções de compra se a AMD baixar drasticamente seus preços.

Claro que não utilizamos todos os programas disponíveis no mercado e talvez em alguns deles os processadores da AMD possam levar alguma vantagem. Mas de acordo com os programas que escolhemos, atualmente a Intel tem o melhor processador para a faixa de preço de US$ 200, nos EUA.

A título de informação, nós usamos o preço nos EUA como critério por dois motivos. Primeiro, é através do preço no mercado norte-americano que os fabricantes definem quais produtos são concorrentes. Segundo, os preços no mercado brasileiro variam bem mais do que no mercado norte-americano, dependendo de onde você for pesquisar (importação 100% legal vs. contrabando, por exemplo), tornado difícil (e falha) a comparação de preços em nosso mercado, infelizmente.


Clique aqui e confira todo o processo do teste, bem como informações sobre os processadores. Vale a pena!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário